Notícias e Informações

SEGURANÇA DO TRABALHO E INADIMPLÊNCIA

istock_14661782_medium

No ultimo dia 03, realizou-se na sede da Associação Comercial e Empresarial de Praia Grande, na Rua Espírito Santo, palestras voltadas à área condominial em geral, com a presença da empresa Doctor’s, que esclareceu a importância do uso de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual), os quais são sugeridos de acordo com as funções desempenhadas por cada funcionário, bem como, analise do ambiente ao qual o colaborador é exposto, dados levantados pelo técnico do trabalho no ato do PPRA (Programa Prevenção contra Riscos Ambientais) e PCMSO (Programa Controle Médico da Saúde Ocupacional).

A importância dos EPI’s foi novamente salientada, pois por mais que sua administradora controle burocraticamente a entrega desse tipo de material, como bota, luva, capacete, avental, entre outros, a fiscalização e uso desses itens, ficam fora do olhar administrativo, cabendo ao Sindico e demais componentes do prédio incentivar e comunicar o uso, e comunicar à administradora o modo de trabalho que seu prédio deseja ter.

No decorrer da palestra o Sr. José Augusto, proprietário da administradora relembrou à todos que, a Bigmar conta com vistorias periódicas que podem ser solicitadas e até mesmo, acompanhadas pelos interessados, inclusive no tocante dos funcionários, devendo para isso, entrar em contato com a atendente para agendar a visita ao prédio. Por se tratar palestra dinâmica, e diante de duvidas apresentadas pelos presentes, a empresa concedeu aos clientes curso voltado aos funcionários dos prédios, com intuito de treinar e ressaltar a importância do uso de EPI. Ainda no decorrer da palestra, Dra. Erineide Dantas, advogada do departamento jurídico da administradora, prestou esclarecimentos quanto ao cotidiano condominial, extinguindo alguns mitos e dividindo sua experiência em cobranças de condomínios em atraso, ressalvando a importância de manter cadastros atualizados, e não omitir-se diante de débitos, já que essa omissão poderá resultar até mesmo na prescrição de condomínios em atraso, tornando-se imprescindível tomar medidas judiciais, assim, que as tentativas amigáveis se esgotarem.

E como o departamento de cobrança da administradora funciona? É importante que, a cobrança extrajudicial, aquela ocorrida antes do ingresso da ação de cobrança, será rápida, para que o debito não aumente a ponto de tornar dificultoso seu recebimento. A Bigmar encaminha cartas de cobrança em formato de boleto, o que possibilita ao devedor pagar a própria carta de cobrança, evitando a necessidade de contado que muitas vezes é ineficiente já que, num cotidiano conturbado, nem sempre temos alguns minutos à perder com ligações telefônicas. Alem disso, justamente tendo em vista a correria do dia à dia de todos, o site da administradora conta com acesso ao portal do condomínio, onde alem da emissão de segundas vias, as quais também ficam disponíveis no próprio site do banco, é possível consultar débitos e contatar a administradora para negociá-los.

Muitos são os conflitos e problemas no convívio coletivo, mas a cada problema temos ferramentas e profissionais preparados para solucioná-los em conjunto, sempre levando em consideração a personalidade do condomínio.

Voltar a home